SANTA MÔNICA, MÃE DE TANTAS LAGRIMAS



Santa Mônica padroeira das mães cristas nos ensina que “tudo pode ser mudado pela força da oração”


Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício, que  era pagão muito rude e a maltratava. Mônica se dedicou desde o inicio  a rezar e trabalhar pela conversão de sua família, pelo esposo e pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado.
A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho do bispo santo Ambrósio: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”.
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu nas meias verdades e muitas mentiras das setas e demais vícios do mundo. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.
O Papa a proclamou Padroeira das Mães Cristas.


3 comentários:

  1. Ó Deus consolador dos aflitos, saúde dos que em Vós esperam, que aceitaste misericordiosamente as piedosas lágrimas da bem-aventurada mãe Mônica pela conversão do filho Agostinho e do marido Patrício, concedei-nos pela Vossa Intercessão, que choremos nossos pecados e encontremos a indulgência de Vossa graça.
    Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga, obrigado por manifestar sua fe e confiança na Misericordia de Deus. Acredito também com voce que na medida que consigamos nos converter dos proprios pecados estaremos trazendo vida para as pessoas que amamos. Não esperemos que os outros se convertam... começemos nós mesmos a pedir a Deus por uma verdadera converção pessoal... é o melhor caminho para chegar no coração dos outros.
      Grande abraço minha amiga, unidos na oração de interceção de nossa mãe Santa Mônica pela sua família.
      Frei Alberto, OAR

      Excluir
  2. Santa Mônica ensina me o caminho que devo percorrer para alcançar a graça que tanto peço ao Senhor por meu filho.

    ResponderExcluir